Texto da Professora Simonne Ribeiro Horst.
O projeto teve início no 1º bimestre. A escolha desse tema surgiu devido à envoltura das crianças com a música. A aluna Ketlyn adora cantar na sua igreja. Relatou também que no 'coral' faz solo e disse que sua voz fica linda!
A música mexe com as emoções e atitudes e nos ensina a resolver desafios, com a musicalização em sala de aula as tarefas tornaram-se prazerosas e menos cansativas. A música é parte integrante da vida do homem. Desde o início das civilizações já se usavam materiais rústicos para entoar ritmos e, por conseguinte, a dança.
“Ela consiste em saber expressar sentimentos através de sons artisticamente combinado", diz a aluna Brenda, após uma breve pesquisa. Seja qual for o propósito, ela está sempre relacionada à experiência do próprio homem, falando de suas emoções e agindo dentro dos limites sensoriais. O objetivo do Projeto Batukada foi promover a inclusão sociocultural, a produção musical e a construção da cidadania.
“Trouxemos de casa latinhas de alumínio, garrafas pets e galões para batukarmos", contam os alunos Cristian e Ruan. Cada aluno trouxe de casa seu material de percussão. “Criamos sons com batidas de palmas, com as canetas e aí fomos para quadra batukar", relata a aluna Júlia Cecília. “Toda sexta-feira descíamos para batukar na quadra” diz Gabriel.
O encerramento do projeto deu-se com a apresentação para as mães. Diz a aluna Polliana que ter uma boa coordenação motora implica em praticar, ensinar e imitar. A aluna foi a “regente” da batukada.
Todos precisamos desenvolver coordenação motora grossa e fina para que haja criação de movimentos, pois a diferença entre um e outro depende das habilidades necessárias para uma determinada tarefa. A música faz parte de todo esse contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário